Notícias

Setracajo   >   Notícias e Eventos   >   Custos de frete com especialista da NTC
Notícia

20/04/15

Custos de frete com especialista da NTC

Palestra CNT Valdivia (1) siteUma tarde de aprendizado e diálogo foi promovida no dia 15 de abril, com o assessor técnico da NTC, o engenheiro de Transporte Antônio Lauro Valdivia Neto, em uma das salas de reuniões do Setracajo. Promovido pela Comissão de Jovens Empresários (ComJovem) Joinville, o encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o sistema tarifário do transporte rodoviário de cargas elaborado pela NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas) & Logística.

Especialista em custos do Transporte, Valdivia explicou que, para chegar nas tabelas, são adotadas diversas variáveis. Por exemplo, se o caminhão é de autônomo ou se é de empresas, se a carga é lotação ou fracionada. E também são considerados alguns padrões, no caso de carga fracionada o caminhão truck, enquanto para a carga lotação a referência é o cavalo e o semi-reboque.

“O que damos é uma referência. Não está contemplada a especificidade de cada um. Cada um justifica seus pedidos perante o cliente baseado na avaliação da sua realidade. É um valor sugerido,” esclareceu. O especialista observou que um valor médio acaba prejudicando alguém. “Apenas alertamos os valores para alguns perceberem que o preço cobrado talvez não seja adequado para suprir suas despesas”.

Alertou ainda sobre preços menores de frete que são possibilitados pelo pagamento incorreto de horas extras ou impostos. “Não se pode baixar a tabela baseado no descumprimento da Lei. A tabela da NTC contempla o cumprimento da lei,” destacou. Sobre a tabela mínima de frete que vem sendo discutida, Valdivia observou que divide opiniões. “Muitos acham que a solução, outros não. O frete mínimo será para autônomos, para as empresas não tem como. O pleito é dos autônomos”.

Acompanharam o evento o presidente do Setracajo, Ari Rabaiolli, e o coordenador da ComJovem Joinville, Jácomo Isotton. Jácomo explicou que os membros da ComJovem comentaram da necessidade de entender melhor como são formados os índices e indicadores da NTC. Segundo ele, como o grupo da ComJovem Joinville foi elogiado pelo seu trabalho pela NTC, foi solicitado que um representante do Departamento de Custos Operacionais (Decope) viesse a Joinville esclarecer os questionamentos. “Para os presentes foi uma excelente oportunidade de aprendizado,” disse. Jácomo lembrou ainda, aos que não puderam comparecer, sobre outra oportunidade de discutir o tema, no evento do Conet&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado / NTC Intersindical), que será realizado no dia 6 de agosto, em Florianópolis.

Autor: Setracajo




Ver Mais Notícias

Seja você também
um associado



Quero me Associar

Setracajo © 2021 Desenvolvido por agentecria.com

Facebook Setracajo Facebook Setracajo Linkedin Setracajo