Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > PERFIL: fascínio pelo aprendizado da linguagem de sinais
Notícia16/10/18
PERFIL: fascínio pelo aprendizado da linguagem de sinais
Ao concluir um curso de Gerenciamento de Risco, oferecido pelo sindicato, a assistente de Treinamento do Setracajo, Adriana Selhorst, se aperfeiçoou no atendimento aos associados, adquirindo informações e subsídios úteis também para o trabalho de recrutamento e seleção que vem desenvolvendo. Além de se aprimorar para a função, o conhecimento adquirido abriu a janela da vontade de aprender.
Observar a dificuldade das pessoas surdas se comunicarem, dentro no ônibus, no trajeto da vinda para o trabalho direcionou o que estudar, na sequência. “Passei a me colocar no lugar deles, com a necessidade de se expressarem, enquanto as pessoas que conseguem falar e ouvir não conseguem entender”, contou.
A mudança de endereço com o marido, André, no início do ano, para uma residência mais próxima do local das aulas facilitou a realização do objetivo. Assim, se matriculou no curso de Língua Brasileira de Sinais, Libras, no Centro de Educação Profissional Cesita.
“Mesmo sendo tímida, encontrei uma forma de ajudar”, contou, entre risos. Ela já está no nível intermediário do curso. E se encontra tão fascinada pelo aprendizado que aguarda animada a aula seguinte, sempre às terças-feiras, à noite. Concluindo esta etapa, pretende fazer o curso avançado.
O marido, que no começo achou estranho a escolha por Libras, se tornou um apoiador. “O que me move, no momento é simplesmente o interesse de ajudar. Futuramente, estudando mais, talvez possa ser uma intérprete de Libras”, comenta ela.
Adriana diz que já se considerava contente, e que agora está ainda mais. “Quando a pessoa se permite aprender, ela descobre a capacidade de desenvolver o seu próprio potencial.”
Atendimento com mais qualidade
Para Adriana, poder se comunicar em Libras, além de ajudar pessoas no dia a dia, vai contribuir no atendimento de pessoas com deficiência, candidatos a uma oportunidade de emprego.
Recorda que, com o início do processo de recrutamento dentro do sindicato, teve muita dificuldade, por conta da timidez. Atualmente, entretanto, considera que tem se superado, pois está realizando a função de forma prazerosa e a conversa tem fluído naturalmente.
Sobre a equipe do sindicato, destaca o sr. Irineu Spath. “Admiro a sabedoria que ele tem, a maneira e a calma como que lida com as pessoas”, relata.
No dia 1º de novembro, ela irá completar 7 anos de Setracajo. Um longo período desde que ingressou como estagiária, após o curso técnico de administração, feito no Colégio Elias Moreira. Parabéns pela dedicação Adriana!
Libras: Língua Brasileira de Sinai
A Língua Brasileira de Sinais é usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A Libras não é simplesmente gestualização, e sim uma língua à parte.