Notícias

Setracajo   >   Notícias e Eventos   >   PERFIL: fascínio pelo aprendizado da linguagem de sinais
Notícia

16/10/18

PERFIL: fascínio pelo aprendizado da linguagem de sinais

A assistente de Treinamento do Setracajo, Adriana Selhorst

A assistente de Treinamento do Setracajo, Adriana Selhorst

Ao concluir um curso de Gerenciamento de Risco, oferecido pelo sindicato, a assistente de Treinamento do Setracajo, Adriana Selhorst, se aperfeiçoou no atendimento aos associados, adquirindo informações e subsídios úteis também para o trabalho de recrutamento e seleção que vem desenvolvendo. Além de se aprimorar para a função, o conhecimento adquirido abriu a janela da vontade de aprender.

Observar a dificuldade das pessoas surdas se comunicarem, dentro no ônibus, no trajeto da vinda para o trabalho direcionou o que estudar, na sequência. “Passei a me colocar no lugar deles, com a necessidade de se expressarem, enquanto as pessoas que conseguem falar e ouvir não conseguem entender”, contou.

A mudança de endereço com o marido, André, no início do ano, para uma residência mais próxima do local das aulas facilitou a realização do objetivo. Assim, se matriculou no curso de Língua Brasileira de Sinais, Libras, no Centro de Educação Profissional Cesita.

Adriana e os colegas de classe exibem seus certificados do nível básico

Adriana e os colegas de classe exibem seus certificados do nível básico

“Mesmo sendo tímida, encontrei uma forma de ajudar”, contou, entre risos. Ela já está no nível intermediário do curso. E se encontra tão fascinada pelo aprendizado que aguarda animada a aula seguinte, sempre às terças-feiras, à noite. Concluindo esta etapa, pretende fazer o curso avançado.

O marido, que no começo achou estranho a escolha por Libras, se tornou um apoiador. “O que me move, no momento é simplesmente o interesse de ajudar. Futuramente, estudando mais, talvez possa ser uma intérprete de Libras”, comenta ela.

Adriana diz que já se considerava contente, e que agora está ainda mais. “Quando a pessoa se permite aprender, ela descobre a capacidade de desenvolver o seu próprio potencial.”

Atendimento com mais qualidade

Para Adriana, poder se comunicar em Libras, além de ajudar pessoas no dia a dia, vai contribuir no atendimento de pessoas com deficiência, candidatos a uma oportunidade de emprego.

Recorda que, com o início do processo de recrutamento dentro do sindicato, teve muita dificuldade, por conta da timidez. Atualmente, entretanto, considera que tem se superado, pois está realizando a função de forma prazerosa e a conversa tem fluído naturalmente.

Sobre a equipe do sindicato, destaca o sr. Irineu Spath. “Admiro a sabedoria que ele tem, a maneira e a calma como que lida com as pessoas”, relata.

No dia 1º de novembro, ela irá completar 7 anos de Setracajo. Um longo período desde que ingressou como estagiária, após o curso técnico de administração, feito no Colégio Elias Moreira. Parabéns pela dedicação Adriana!

Libras: Língua Brasileira de Sinai

A Língua Brasileira de Sinais é usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A Libras não é simplesmente gestualização, e sim uma língua à parte.

Os estudantes dizendo "Eu te amo", em Libras

Os estudantes dizendo “Eu te amo”, em Libras

Autor: Setracajo




Ver Mais Notícias

Seja você também
um associado



Quero me Associar

Setracajo © 2021 Desenvolvido por agentecria.com

Facebook Setracajo Facebook Setracajo Linkedin Setracajo