Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Alta tecnologia no CD da Havan
Notícia14/07/16
Alta tecnologia no CD da Havan
Um Centro de Distribuição gigante e com alta tecnologia. Para alimentar as 94 lojas da rede, nada menos do que 100 mil m2 de instalações, numa área já preparada para expandir. Assim é o Centro de Distribuição da Havan (CDH), instalado em Barra Velha (SC), visitado por membros da Comissão de Jovem Empresários (Comjovem) Joinville, na tarde de 11 de julho.
O grupo foi recebido pelo analista de logística, Sidnei Wanka e o gerente de distribuição Tiago Henrique Rosembach. Eles nos explicaram as grandes alterações que o CD passou desde 2012, após o início da automatização, permitindo operar com baixo estoque. O analista, que começou na empresa como auxiliar de separação de mercadorias, lembra dos processos manuais de anos atrás e de como se encantou quando utilizaram o primeiro coletor de dados para separação de pedidos, algo irrisório se for comparado à tecnologia atual.
A maioria das mercadorias recebidas já é conferida e transportada por esteiras de rolagem que fazem a leitura do código de barras das etiquetadas e vai fazendo a separação das mercadorias para o lado do destino. Denominado como Sorter, o sistema tem a possibilidade de atender múltiplos pedidos com a capacidade de separação de 5 mil caixas por hora.
As mercadorias na expedição também operam com Sistema de Estrutura Dinâmica, com rolagem nas prateleiras, para organizar a saída. Sempre o primeiro a ser separado será o primeiro a ser expedido, cumprindo a regra do FiFo (first in, first out). A estrutura ainda é integrada no sistema de WMS Havan para garantir a expedição prioritária de produtos de promoção. “De tudo o que recebemos, 50% são despachados para as lojas via Cross Docking”, relatou Sidnei.
Para a rede Havan, que teve sua primeira loja aberta em 1986, além de todo o processo de distribuição ser organizado e limpo, o grande destaque do CDH é o sistema automatizado Unit Load, com cinco transelevadores que operam o armazenamento de mercadorias paletizadas de forma automática, projetado para 250 ciclos por hora. O espaço de armazenagem tem uma altura de 34 metros e uma capacidade de armazenamento de 25 mil paletes.
O sistema de transelevadores tem um complemento chamado miniload para mercadorias fracionadas em menor quantidade e menor peso, como os produtos vendidos pela loja online www.havan.com.br. O miniload armazena até 8 mil caixas que abastecem um sistema de separação flow rack, baseado em identificação picking to light e put to light, para a montagem rápida dos pedidos.
Além de aumentar a velocidade de separação, a automatização promoveu uma grande melhoria na consistência e qualidade do estoque. Junto ao CDH está instalada uma loja Havan e posto de combustíveis, sendo todo o complexo conhecido como Parada Havan.
“Viemos verificar o que há de mais inovador no mercado e ficamos inspirados com esta realidade. Estas referências em software e hardware são muito válidas ao negócio do transporte,” declarou o coordenador da Comjovem Joinville, Jácomo João Isotton.