Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > As complexidades de lidar com uma carga refrigerada
Notícia09/08/21
As complexidades de lidar com uma carga refrigerada
Cargas refrigeradas, antes de tudo, são aquelas onde as mercadorias transportadas precisam de uma temperatura específica, sendo monitoradas durante todo o transporte. Devido a isso, exigem um cuidado especial, uma vez que se a temperatura estiver minimamente fora do indicado corre-se o risco de perder toda a carga. Sendo a norma NBR 14701/2001, em vigor desde 2002, a responsável por estabelecer diretrizes para a operação dessa logística.
Um recurso auxiliar para esse tipo de transporte, é a tecnologia de softwares e aplicativos que possibilitam um monitoramento preciso e em tempo real da temperatura da carga. Além da preferência por rotas curtas devido ao fator de perecibilidade das mercadorias refrigeradas.
Um dos desafios ao lidar com esse tipo de carga é justamente o controle da temperatura. Oscilações e até mesmo falhas podem ocorrer. O que necessita de uma resposta rápida da equipe para controlar a situação. Além da realidade da precariedade de muitas estradas brasileiras e os roubos de carga.
Outro fator ao lidar com esse tipo de logística que vale ressaltar é o seu custo superior comparado ao transporte convencional. A estrutura do baú sendo preparada para permitir o controle de temperatura é algo custoso, tanto quanto a manutenção e regulamentação do equipamento.
Apontado tudo isso, é importante a designação desse transporte à uma equipe especializada nesse tipo de carga. Com treinamento em operação e manutenção nos equipamentos de controle de temperatura, além da capacidade de gerenciamento de crise em relação a essa carga. E ainda, a organização de uma central que monitora toda a logística, tanto quanto a temperatura.
Sendo assim, concluo aqui com mais alguns fatores que necessitam de extrema atenção ao lidar com esse tipo de carga:
1 – Risco de contaminação: Devido a grande parte das cargas refrigeradas serem alimentícias, é de extrema importância todos os cuidados necessários para que evite qualquer tipo de contaminação da carga.
2 – Isolamento do condutor: A cabine do motorista não pode possuir nenhum contato com a carga, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação ou algo relacionado a isso.
3 – Os veículos que transportam cargas refrigeradas, necessitam ter um termômetro permanente sempre calibrado e de fácil leitura.
4 – Evite paradas e longas pausas: Devido ao fator de perecibilidade das cargas, deve-se haver o empenho da entrega no menor espaço de tempo possível.
5 – Certificado de Vistoria: Os veículos que transportam cargas refrigeradas alimentícias necessitam do certificado, obtido depois de uma inspeção da autoridade sanitária competente.
Por Geovani Serafim – vice-coordenador Nacional da Comjovem
Este artigo que propõe uma reflexão acerca de cargas refrigeradas, produzido em conversa com Jerssica Gral, coordenadora administrativa na Transportes Gral de Chapecó e membro da COMJOVEM