Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Aumento no preço do óleo diesel acende alerta no setor de transporte de cargas
Notícia03/02/25
Aumento no preço do óleo diesel acende alerta no setor de transporte de cargas
Com o reajuste de 22 centavos no litro do óleo diesel, anunciado pela Petrobras, juntamente com uma alteração na cobrança do ICMS pelos Estados, o aumento médio efetivo chega a de cerca de 30 centavos por litro. Essa elevação gera grande preocupação entre os transportadores de cargas em todo o Brasil, uma vez que o encarecimento do combustível pode impactar significativamente os custos operacionais e a viabilidade de suas atividades.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville se manifesta completamente contrário a essas alterações pelos impactos que serão gerados. Para o presidente da entidade, Jácomo João Isotton Neto, as empresas estão em alerta e temerosas por conta dos custos adicionais nas despesas operacionais.
“Toda a cadeia acaba sendo impactada com esse reajuste porque o custo culmina por ser repassado e o consumidor também será afetado. É um valor muito alto de aumento de uma única vez”, comenta. Segundo ele, o setor do transporte de cargas é surpreendido com mudanças assim constantemente. “Nos posicionamos contra essa incerteza que vem se perpetuando”, reforça Jácomo.