Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Cade vai investigar se houve formação de cartel para aumento de preço dos combustíveis
Notícia05/01/23
Cade vai investigar se houve formação de cartel para aumento de preço dos combustíveis
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica vai investigar se houve formação de cartel para o aumento dos preços de combustíveis entre o final de dezembro e o início de janeiro. A apuração foi autorizada nesta quarta-feira dia 4 de janeiro pelo superintendente-geral do órgão, Alexandre Barreto de Souza.
Souza atendeu a um pedido do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, e determinou que a apuração aconteça no âmbito de um inquérito administrativo já em andamento, cujo objeto também está relacionado à venda de combustíveis no País.
No pedido, Cordeiro elenca motivos que apontariam para uma suposta articulação dos postos para aumentar os preços diante da expectativa de que o governo voltasse a cobrar impostos federais sobre os combustíveis. Mesmo após o presidente Lula (PT) prorrogar a isenção da cobrança, contudo, os preços foram reajustados.
O presidente do Cade cita reportagens que relatam o aumento repentino dos preços em diferentes postos no Distrito Federal, no Espírito Santo, em Pernambuco e em Minas Gerais.
A alta nos preços também é alvo de investigação do Ministério da Justiça, ao qual o Cade é vinculado.
Nas redes sociais, o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous (PT), disse ter notificado os estabelecimentos para explicarem o motivo do aumento.
Fonte: Carta Capital