Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Conexão Logistique aborda o transporte aéreo de cargas
Notícia05/08/20
Conexão Logistique aborda o transporte aéreo de cargas
Mais um webinar está programado para a quinta-feira (6/8), a partir das 10 horas, no canal do YouTube da Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais. Iniciativa do projeto Conexão Logistique vai debater a infraestrutura para o transporte aéreo de cargas e perspectivas para o setor aeroportuário no Estado e País.
A pauta ainda engloba os projetos do governo para o transporte aéreo de cargas, desestatização, custos, regulação, ações para assegurar a segurança sanitária durante a pandemia e também as expectativas para o pós-pandemia.
A necessidade de investimentos nos terminais de carga aérea (TECAs) em Santa Catarina e no Brasil é tema recorrente nos projetos de desenvolvimento estratégico do Estado e União. As operações do modal aéreo em SC são feitas por cinco aeroportos: Hercílio Luz em Florianópolis, aeroporto Ministro Victor Konder em Navegantes, aeroporto Lauro Carneiro de Loyola em Joinville, aeroporto Diomício Freitas em Criciúma e aeroporto Serafin Enoss Bertaso, em Chapecó.
Além destes, outros aeroportos regionais foram construídos, mas ainda não operam nem cargas, nem passageiros. E hoje a maior demanda das cargas operadas pelo modal aéreo está concentrada nos terminais de Florianópolis, Navegantes e Joinville, com seus TECAs operados pela iniciativa privada.
No entanto, Santa Catarina tem demanda para a plena operação de terminais de cargas em todos os aeroportos catarinenses. Estudo apresentando pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc) [denominado Proposta para inserção de Santa Catarina no contexto logístico nacional] mostra que grande parte da carga da corrente de comércio do Estado transportada via aérea, de aproximadamente US$ FOB 1,1 bilhão, são operadas por outros aeroportos do País.
As cargas, produzidas pela indústria catarinense, são colocadas em caminhões, e no regime de trânsito aduaneiro, são levadas a outros aeroportos. Para se ter uma ideia, no ano de 2018, a fatia de 86,5% das exportações e importações catarinenses pelo modal aéreo foram embarcadas ou desembarcadas nos aeroportos de Guarulhos e Campinas. Já os aeroportos de Curitiba e Rio de Janeiro operaram 7,2% das cargas no mesmo ano.
Outro paradoxo é que o plano aeroviário catarinense é da década de 90 e não representa o crescimento da população e a movimentação atual de cargas e passageiros. Portanto, sem um mapeamento atualizado, não há critérios para a definição de prioridades e investimentos na modernização e ampliação da infraestrutura aeroviária catarinense. Aspecto que restringe a inserção do Estado no Plano Aeroviário Nacional, colocando SC na margem das prioridades dos investimentos federais no modal, segundo a Fiesc.
Participam do webinar o diretor geral da Floripa Airport Ricardo Gesse, o CEO da PAC Log Júlio Boticelli, o diretor da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) Thiago Pereira, Lysson Barreto, CEO da Ponta Negra Logística, Ivan Amaral e George Picinato, da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e o diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi. A moderação será do gerente para Assuntos de Transportes, Logística e Meio Ambiente da Fiesc, Egídio Martorano.
PROJETO CONEXÃO LOGISTIQUE
O projeto Conexão Logistique faz parte da estratégia de intensificação da presença da Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais nos meios digitais. É uma das ferramentas criadas para municiar o mercado de informações relevantes e mostrar tendências, comportamentos e boas práticas. Para isso, vem realizando, desde maio deste ano, uma série de webinars e entrevistas online gratuitas com líderes e especialistas nos principais segmentos de mercado que movem a economia catarinense. Movimento que terá continuidade após a feira, em outubro.
Outra frente é na otimização logística, municiando o mercado de informações e soluções para que as empresas possam aumentar a eficiência em seus processos, reduzindo custos e aumentando a competitividade. Isso se dá por meio de parcerias estratégicas com grandes players do setor para discutir o futuro da logística, apresentar práticas de sucesso e gerar negócios. “Nesse momento da economia é fundamental às empresas se adequarem à nova realidade e suas necessidades, e a Logistique busca, por meio destes instrumentos, facilitar esse processo”, explica o diretor do evento, Leonardo Rinaldi.
A edição 2020 da Logistique tem o Porto Itapoá como seu patrocinador exclusivo e é organizada pela Zoom Feiras & Eventos, uma empresa com mais de 10 anos de tradição no mercado catarinense.
Programado para o período de 5 a 7 de outubro, no centro de convenções da Expoville, em Joinville, Santa Catarina, o evento conta com o apoio institucional do Setracajo. Por Logistique.
- Serviço
O que: Webinar Infraestrutura e Perspectivas para o Transporte Aéreo de Cargas
Quando: 6 de agosto, 10 horas
Onde: Canal do YouTube da Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais.
Informações complementares: logistique.com.br