Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Contorno Viário deve ter fluxo de 30 mil veículos por dia; veja números e curiosidades da obra
Notícia12/08/24
Contorno Viário deve ter fluxo de 30 mil veículos por dia; veja números e curiosidades da obra
O Contorno Viário da Grande Florianópolis, foi inaugurado na última sexta-feira (9) em um evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de 16 anos de espera pela obra, terá 50 quilômetros de extensão com pistas duplas. O novo trecho rodoviário de Santa Catarina promete diminuir o tempo de viagem de motoristas que precisam passar pela região para ir em direção ao Litoral Norte ou ao Sul do Estado.
Ao longo de pouco mais de 10 anos de execução, a obra chamou a atenção tanto pelas dimensões envolvidas quanto pelo potencial de reduzir o tempo de viagem para quem precisa passar pelo gargalo das entradas de São José e Florianópolis. O Contorno Viário foi considerado a maior obra rodoviária em execução no país nos últimos anos.
Na última década, foi sinônimo de uma obra aguardada, mas que esbarrou em erros e obstáculos até se tornar realidade, resultando em prejuízos para o Estado.
A obra foi contratada pela Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a BR-101, como parte das exigências do contrato de concessão da principal rodovia federal do Estado. O contrato começou a vigorar em 2008, com prazo de quatro anos para a conclusão do Contorno – ou seja, até 2012. No entanto, uma série de idas e vindas fez com que a espera pela obra superasse muito a expectativa, chegando a 12 anos de atraso.
Em 2018, o traçado precisou de uma modificação com a inclusão de túneis duplos, aumentando o valor necessário para a execução, depois de um loteamento habitacional situado no trecho onde passaria o Contorno Viário receber autorização de instalação. Por conta disso, o trecho de Palhoça foi o último a ter as obras concluídas.
Veja números do Contorno Viário da Grande Florianópolis
Extensão: 50 quilômetros
Trajeto: O Contorno Viário vai do Km 177 da BR-101, em Biguaçu, até o Km 220 da BR-101, em Palhoça. O percurso passa por bairros de São José e tem ligações com duas rodovias estaduais (SC-407 e SC-281) e com a BR-282, em Palhoça.
Tempo estimado de viagem no trajeto do Contorno: 40 minutos
Túneis: 4 (duplos)
Pontes: 7 (duplas)
Trevos: 6
Pistas: 4 (duas no sentido Norte e duas no sentido Sul)
Passagens em desnível (ligações entre bairros por cima ou por baixo do Contorno): 21
Movimento esperado: de 27 a 30 mil veículos por dia, sendo 18 mil caminhões
Ganho no tempo de viagem: segundo a concessionária Arteris, o Contorno Viário pode resultar em um ganho de 50% no tempo de viagem para os motoristas que precisarem percorrer o trecho.
Percentual estimado de veículos que devem optar pelo Contorno Viário: 30% dos que hoje fazem a viagem pela Grande Florianópolis no trecho da BR-101.
Custo total da obra: R$ 3,9 bilhões.
Quantos funcionários trabalharam na obra: no pico dos trabalhos, 3,2 mil trabalhadores estiveram envolvidos na construção do Contorno Viário.
Radares: Os primeiros foram instalados nas entradas dos quatro túneis duplos, mas outros serão fixados em pontos definidos conforme a necessidade de controle de velocidade.
Tempo de execução da obra: 10 anos. A obra começou em maio de 2014 no trecho intermediário, o primeiro em que os trabalhos foram autorizados. Em Palhoça, última parte do traçado em que a obra pôde iniciar por conta de um entrave que exigiu a mudança no projeto com aumento do percurso, as obras foram autorizadas em dezembro de 2020 e iniciadas em janeiro de 2021.
Melhorias pendentes: Embora o Contorno Viário tenha inauguração prevista para esta sexta-feira, algumas melhorias devem ficar pendentes. Um exemplo é uma base para a Polícia Rodoviária Federal e a iluminação de todo o traçado. Esses investimentos dependem de uma posição da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre um pedido de reequilíbrio econômico do contrato de concessão da BR-101 com a Arteris. Até o momento, foram instaladas luminárias apenas nos acessos. Um sistema de câmeras de monitoramento também está entre os possíveis investimentos que dependem desta resposta da ANTT sobre o pedido da concessionária.
Veja fotos do Contorno Viário praticamente pronto
Fonte: NSC Total