Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Diálogo sobre o que gerenciamento emocional tem a ver com a saúde e produtividade
Notícia25/09/20
Diálogo sobre o que gerenciamento emocional tem a ver com a saúde e produtividade
Como ação relativa ao Setembro Amarelo, na segunda-feira, dia 28, às 19 horas, será promovido um diálogo sobre “O que o Gerenciamento Emocional tem a ver com a Saúde e Produtividade?”. O evento será online, com abertura do presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli.
Quem irá abordar o tema são as facilitadoras Elair Floriano e Carla Cabral, co-founders da Escola Feliz Vida Livre.
A iniciativa da realização é da COMJOVEM Joinville, com organização da Fetrancesc e do Setracajo. Conta com o apoio dos Núcleos COMJOVEM de Videira, Chapecó e da Região Sul de Santa Catarina.
Assunto também precisa ser tratado no ambiente laboral
Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertava que os casos de depressão tinham aumentado quase 20% na última década.
E a OMS já previa que, em 2020, o estresse e suas consequências, como depressão e ansiedade, seriam a segunda maior causa de incapacidade e de afastamento laboral no mundo. Isso ainda era sem considerar os efeitos da pandemia, que agravou os índices dos transtornos de humor.
Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos.
Dificuldade de se concentrar ou manter o foco no trabalho ou nos estudos, perda de sono, sofrimento por conta de coisas que não aconteceram ainda, impaciência e intolerância. Esses fatores passaram a ser encarados como normais e têm trazido consequências danosas para a saúde física, mental e emocional.
O ambiente laboral é um lugar também para tratar deste tema. Afinal, esses fatores impactam em imensos custos sociais e econômicos, rotatividade no trabalho e redução na produtividade.
Gestores precisam olhar para estas questões, por si próprios e por suas equipes. A partir de ações de desenvolvimento pessoal – como atenção plena, clareza de propósito e de valores, além do cultivo de qualidades internas – é possível aprender práticas de autocuidado e cultivo do bem-estar interno.
É possível retomar a sensação do bem-estar emocional, mental e físico para melhores relações no trabalho, na família e na sociedade. Esse é o melhor caminho para trazer como resultado espaço para a criatividade, inovação e produtividade.
PARTICIPE
Acesse NESTE LINK (meet google)
ESTIMATIVA DE DURAÇÃO
30 minutos de conversa e mais 20 minutos para perguntas e interações
AS FACILITADORAS
Elair Floriano e Carla Cabral, co-founders da Escola Feliz Vida Livre
Elair tem certificações pela University of Pennsylvania (Positive Psychology) e Yale University (The Science of Well-Being). É coach in Applied Positive Psychology. Faz formação como instrutora Internacional de Mindfulness, pela Mindfulness Centre of Excellence (UK).
Carla é pós-graduada em Psicologia Transpessoal e certificada em Psicologia Positiva pela Universidade da Pensilvânia. Também é practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e faz formação nas áreas de Meditação e Ciência, Psicoterapia Holística e Análise Corporal.