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19/03/25

Em encontro de vereadores, Fetrancesc apresenta prejuízos gerados por problemas de mobilidade em SC

A Fetrancesc foi uma das entidades participantes do encontro estadual promovido pela Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) na manhã desta quarta-feira, 19, na Alesc, em Florianópolis. A conselheira Mayara Schmidt compartilhou dados do TRC durante o painel sobre os desafios nas rodovias catarinenses, com destaque para a BR-101. Com mediação dos jornalistas Anderson Silva e Soledad Urrutia, o bate-papo ainda contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e do gerente executivo da Fiesc, Egídio Martorano.

Mayara citou o impacto negativo da falta de mobilidade ao Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e como uma rodovia saturada traz prejuízos para todos. “Os congestionamentos influenciam no custo do frete. Um caminhão deve rodar entre 800 a 1 milhão de quilômetros para, então, trocarmos a sua embreagem. Já o caminhão que faz o trecho da BR-101 Norte, que sofre com o ‘arranca e para’, precisa ter sua embreagem trocada com 300 a 500 mil quilômetros rodados. Também há aumento de desgaste de pneus e de freio. Fora a despesa extra com combustível. E nem falamos ainda do impacto ambiental e da perda de tempo”, afirmou Mayara, que é empresária do setor.

Ainda sobre o custo das operações, a conselheira da Fetrancesc reforçou: “Quando compramos online, achamos legal se ganhamos frete grátis, mas esse frete não é grátis. Ele está embutido no valor do produto. Quanto mais caro o frete, toda a cadeia encarece até chegar ao consumidor”.

Outra preocupação compartilhada com os vereadores catarinenses foi a respeito do futuro da BR-101. Com base nos dados de uma pesquisa do Observatório Fetrancesc, a situação da rodovia não deve melhorar a longo prazo.

“Vocês sabem qual será a velocidade média da BR-101 Norte em 2047? Se nada for feito, será em torno de 8,8 quilômetros por hora. Se as obras propostas forem feitas, será de 16 quilômetros por hora. Ou seja, independentemente da situação, poderemos levar até um dia inteiro para percorrer 200 quilômetros”, disse Mayara.

Via Mar

A Fetrancesc defende que solução para a imobilidade do Litoral Norte é a construção da Via Mar, a nova rodovia que será uma alternativa à BR-101. O secretário Jerry Comper falou que a estrada, que terá 144 quilômetros e ligará Joinville ao Contorno Viário, está bem encaminhada. “O lote remanescente deve ser licitado agora em maio”, afirmou.

Mayara Schmidt reforçou a importância de ampliar a malha pavimentada em Santa Catarina, tendo em vista que o estado possui uma das menores do Brasil. “Em uma transportadora, nossa máquina é o caminhão, e nosso chão de fábrica é a rodovia. Por isso, ela é tão importante para a atividade”, salientou.

O diretor-executivo da Fetrancesc, Renato Macedo, também acompanhou o evento.

Fonte: Fetrancesc

Autor: Setracajo




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