Notícias

Setracajo   >   Notícias e Eventos   >   Entrada do HVO na matriz energética brasileira debatido na Arena ANTP
Notícia

26/09/19

Entrada do HVO na matriz energética brasileira debatido na Arena ANTP

20190926_133419

A Arena ANTP, congresso de mobilidade que ocorre em São Paulo, promoveu um debate sobre a matriz energética brasileira e a importância do investimento em novos biocombustíveis para substituir o uso do diesel.

O uso do HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), combustível 100% renovável e que pode ser colocado em uso sem a necessidade de nenhuma adaptação nos veículos, foi o principal assunto.

Segundo o Presidente da AproBio, Erasmo Carlos Battistella, o HVO pode ser utilizado misturado ao diesel – por exemplo, 1%, 10% – ou até ser a única fonte de energia para os veículos. Ele é produzido por meio de matérias-primas como óleos vegetais, especialmente gorduras animais. “Chegou a hora de despertar e começar um novo programa de biocombustíveis no Brasil. Manter o etanol e o biodiesel mas também começar um novo programa com os biocombustíveis avançados, como o HVO, e começar a produzir e utilizar na nossa matriz energética”, diz Battistella.

Com uma meta para a redução de emissão de poluentes, os empresários do transporte coletivo de São Paulo se mostraram animados com a possibilidade de utilizarem o HVO nos ônibus. “Eu vejo o HVO como a única saída. Nós temos que buscar alternativas para cumprir a legislação e reduzir as emissões.

Hoje, o uso de veículos elétricos demanda investimento em infraestrutura. Então, o HVO é a solução mais prática, mais fácil e mais barata para substituir o diesel de origem fóssil, que nós teremos, praticamente, que eliminar”, finaliza o Presidente da SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo), Francisco Christovam.

O Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, a 22ª edição do Congresso Bianual da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), está sendo realizado em São Paulo até no dia 26 de setembro, discutindo aspectos da mobilidade urbana no Brasil e no mundo e apresentando ações, programas e políticas públicas.Fonte: CNT Notícias

Autor: Setracajo




Ver Mais Notícias

Seja você também
um associado



Quero me Associar

Setracajo © 2021 Desenvolvido por agentecria.com

Facebook Setracajo Facebook Setracajo Linkedin Setracajo