Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Excesso velocidade gera multas em SC
Notícia18/05/16
Excesso velocidade gera multas em SC
DETRAN divulgou ranking com as infrações mais cometidas. Estacionar em desacordo com a regulamentação vem em segundo lugar.
De janeiro a maio de 2016 foram registradas em Santa Catarina 234,8 mil multas por velocidade superior à máxima permitida em até 20%. Em 2015, foram 750,9 mil multas pelo mesmo motivo. O número foi divulgado pelo Departamento de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN) em um ranking de infrações mais cometidas no estado.
“Dentro dos números constatados verifica-se que é uma questão de comportamento. As pessoas sabem que não podem dirigir acima da velocidade permitida, sabem que existem radares, mas mesmo assim insistem em correr riscos. É preciso educação no trânsito, cuidado, mais conscientização e um comportamento seguro”, afirma a gerente de Penalidade do DETRAN, Graziela Maria Casas Blanco.
O governo do estado está apostando em um trabalho educativo para mudar o comportamento dos motoristas e adere à ação nacional Maio Amarelo – Atenção Pela Vida. O objetivo é chamar atenção para redução de acidentes, os riscos de mortes no trânsito e a segurança nas estradas.
Fiscalização
Segundo a gerente, o excesso de velocidade é a infração é mais cometida no estado catarinense há mais de uma década. A segunda infração mais cometida pelos catarinenses é estacionar em desacordo com a regulamentação, informou o DETRAN: foram registradas 161 mil ocorrências.
Em terceiro está o avanço do sinal vermelho a, com 147,9 mil registros na fiscalização eletrônica. Em quarto, está transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50% com 123,6 mil flagrantes.
“Sempre que fazemos a fiscalização do excesso de velocidade estamos prevenindo acidentes de natureza grave e gravíssima, onde geralmente acontecem as mortes. Vamos continuar com as fiscalizações com uma frequência cada vez maior”, disse o tenente-coronel, Fábio Martins, do Comando de Policiamento Rodoviário de Santa Catarina (PMRv).
O uso do celular no trânsito é outro problema apontado pelo militar. “Temos vários relatos de acidentes que poderiam ter sido evitados, mas que se chocaram por estarem no celular. A minha dica é entrar no carro e colocar o celular na bolsa, no porta luva, onde não vá conseguir pegar. Isso evita que se perca a atenção e, com certeza, evita muitos acidentes”, disse. Fonte: Portal NTC