Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Fiscalização de cargas perigosas
Notícia03/06/16
Fiscalização de cargas perigosas
Uma ação na noite de quinta-feira (2/6) fiscalizou e orientou motoristas sobre o transporte de cargas perigosas na Serra Dona Francisca (SC-418), em Pirabeiraba.
O trabalho preventivo teve a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil Municipal e Estadual, Polícia Rodoviária Estadual, Fátima e Corpo de Bombeiros Voluntários.
A fiscalização do transporte de cargas perigosas é realizada toda semana em dias e horários alternados. Desta vez, a equipe optou por uma ação noturna, das 18 às 24 horas. “Constatamos irregularidades e foram feitas umas 15 autuações”, informou o coordenador de Emergências Ambientais da Sema, Jackson Seidel.
Entre as principais irregularidades, segundo Seidel, estavam a falta do kit de emergência, ausência de equipamentos de proteção individual (EPIs), falta de licença ambiental e falta de sinalização (simbologia) nos veículos. “Além da fiscalização, é feito um trabalho e orientação e de conscientização com os motoristas”, acrescente Seidel.
Também foi solicitada aos motoristas a comprovação do curso de MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos). O objetivo deste trabalho é prevenir e evitar acidentes com cargas perigosas na Serra Dona Francisca, região onde ficam os principais mananciais de água de Joinville, responsáveis pelo abastecimento de 70% da cidade.
Jackson Seidel lembra que desde o início deste trabalho o número de acidentes com cargas perigosas na serra praticamente zerou. O último registro foi em janeiro de 2015, envolvendo um caminhão com 13.400 litros de óleo de xisto, que tombou e provocou o vazamento do produto no rio Cubatão. Fonte e Foto: Secom