Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Lei 14.043: Programa Emergencial de Suporte a Empregos
Notícia24/08/20
Lei 14.043: Programa Emergencial de Suporte a Empregos
Foi sancionada no dia 19 de agosto a Lei 14.043/2020, que institui o Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese), passando a valer a partir da publicação, em 20 de agosto.
A norma — derivada da Medida Provisória (MP) 944/2020, aprovada pelo Congresso Nacional, no fim de julho — concede uma linha de crédito especial para pequenas e médias empresas pagarem salários durante o estado de calamidade pública decorrente do novo coronavírus.
Os juros fixados são de 3,75% ao ano, com carência de seis meses e prazo de 36 meses para o pagamento. Os bancos participantes podem pedir o crédito até 31 de outubro de 2020. O programa prevê a participação de instituições financeiras privadas na concessão do empréstimo, que entrarão com 15% dos recursos emprestados ao tomador final.
Estão sendo beneficiadas empresas, sociedades empresariais e sociedades cooperativas, exceto as de crédito. Poderão recorrer ainda ao empréstimo as sociedades simples, as organizações da sociedade civil, as organizações religiosas e os empregadores rurais (pessoas físicas ou jurídicas).
Alterações
As mudanças feitas pelos parlamentares durante a tramitação da MP a transformaram num projeto de lei de conversão (PLV 28/2020). Foram aprovadas, por exemplo, a inclusão de organizações religiosas no rol de beneficiados pela linha de crédito, a criação de um sistema de garantias que facilite o acesso ao crédito, além do aumento da participação da União em R$ 12 bilhões para a concessão de garantias a empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe — Lei 13.999, de 2020). Fonte: Agência Senado
Veja a Lei 14.043