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28/01/21

Logística: governo e iniciativa privada destacam inovação e parceria para fim de gargalos

Num país de dimensões continentais, com 8,5 milhões Km2 de extensão territorial, e gargalos de infraestrutura ainda existentes, dois fatores são essenciais para fazer a logística avançar no Brasil: : inovação e parceria. Essa foi a conclusão da live realizada na quarta-feira, 27 de janeiro, sobre os desafios logísticos brasileiros. O webinar reuniu representantes do governo e do mercado: Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura; Marcelo Lopes, diretor-executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour Brasil; Marcelo Guarnieri, CEO e fundador da Kangu; e Marcelo Saraiva, presidente da Brado Logística.

Sampaio destacou um conjunto de ações do Ministério da Infraestrutura para melhorar a posição do Brasil no ranking do Índice de Desempenho Logístico (LPI) do Banco Mundial (56o lugar entre 160 países) e reduzir os custos com logística que, segundo estudo da COPPEAD/UFRJ, representam 12,1% do PIB nacional. Ele citou as concessões como uma das apostas do ministério para acelerar os investimentos em infraestrutura de transporte. Somente em 2021 está prevista a transferência de mais de 50 ativos, o que deverá render quase R$ 138 bilhões em investimentos e gerar 2 milhões de empregos.

De acordo com o secretário-executivo do MInfra, o novo ano chega com muitas oportunidades para o setor de logística. “Em 2021, acontecerá o maior leilão de aeroportos do nosso país. Serão 22 leiloados, ou seja, um marco histórico. Seguimos firme com a agenda estipulada pelo governo federal de conectar melhor o país ”, afirmou. Para ele, outra concessão que será emblemática é a da Via Dutra (BR-116), que liga São Paulo e Rio de Janeiro, com investimento de R$ 15 bilhões.

Marcelo Lopes, do Grupo Carrefour Brasil, relatou como é a experiência desafiadora do maior varejista do país e líder na distribuição de alimentos. “O Carrefour Brasil detém diferentes formatos e canais, com a bandeira Atacadão, hipermercados Carrefour, os (formatos) Market e Bairro em supermercado, o Express mais próximo. Tem drogaria, tem postos de gasolina, e o canal de e-commerce, que acelerou demais em 2020. São pouco mais de 200 mil itens diferentes para esses formatos. Para suportar isso tudo temos 24 operações logísticas, entre Centros de Distribuição e plataformas, e mini centros de distribuição, para a última milha”, disse. Fonte: Portal NTC.

Confira aqui o Webinar

 

Autor: Setracajo




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