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Notícia08/02/18
Razões da evolução da Ícaro Express
Entre 2015 e 2016, a Ícaro Express Logistics, com matriz em Joinville, registrou um crescimento de 50%. E entre 2016 e 2017, contrariando os impactos de crise no mercado, deu um salto ainda maior, ampliando seus negócios em 97%. Como esta empresa, que nasceu em Joinville em 2004, obteve resultados tão expressivos? Tecnologia e processos estão nos fundamentos do crescimento.
“O investimento em sistemas traz eficiência e melhora a performance”, menciona o sócio-proprietário Rubens Oliveira. Este compromisso e a busca pelas certificações (ver abaixo), demonstra a responsabilidade com a gestão. “O que nos sustenta é a competência. Por isso, o significado macro é qualidade do serviço prestado ao cliente”, acrescenta.
Os números gerados pelos processos são acompanhados online, agilizando correções, caso necessárias. E a integração de sistemas com o cliente, proporciona informações valiosas que diminuem o risco de operações e retrabalho. É possível, por exemplo que ele informe ao consumidor final que o motorista está no local do recebimento, permitindo que alguém se desloque rapidamente até lá, ou, ainda, para comprovar que o prazo de entrega foi cumprido, a partir de fotos da fachada do endereço indicado.
Em entrevista ao Setracajo, o empresário, que tem como sócios Aline Oliveira e Pedro Paulo Cavalcanti, compartilhou outras práticas e resultados.
Excelência nos indicadores
Desde julho de 2016, a Ícaro Express Logistics também representa a Gollog, em Joinville e Florianópolis. Nesse período, em Joinville conseguiram triplicar o atendimento e reduzir o custo operacional da base. Em Florianópolis, partiram de 26% de participação no mercado (market share) para fechar 2017 com 57%.
Outro fato de destaque é o avanço em qualidade. A Gollog possui um Plano de Excelência, com 22 indicadores, no qual Joinville nem pontuava, e Florianópolis ocupava o último lugar. Em 2017, Joinville conquistou o primeiro lugar, e Florianópolis evoluiu para o quarto lugar.
“Esta expansão já foi reflexo da credibilidade conquistada pela Ícaro. Temos até concorrente embarcando com a gente pela Gollog”, relata Rubens.
Sistemas de controle
Sucesso financeiro não é apenas questão de faturamento, e sim representa saber medir o próprio valor, tendo subsídios para cobrar o que é justo. “É fundamental a preocupação com rentabilidade, ter sistemas de controle. “Existe mercado para quem quer trabalhar seguindo as regras legais, e sabe cumprir o que promete”, avalia Rubens.
Saber ouvir o cliente
Ouvir muito o cliente, com o objetivo de entender exatamente o que ele precisa, é uma das práticas da empresa.
Valorização da equipe
A equipe da Ícaro, formada, em sua maioria, por funcionários jovens, apresenta muita disposição para entregar o melhor. E esta competência é valorizada.
Rumo a certificações
Para Rubens, obedecer as normas, respeitar as exigências legais fazem parte das regras para não comprometer a operação. Por conta deste forte interesse por normas e padrões, até a metade de 2018 devem obter as seguintes certificações:
• ISO (International Organization for Standardization) 9001: relativa a processos.
• ISO 14000: avalia a gestão ambiental.
• ISO 18000: certifica segurança e saúde ocupacional.
• SASSMAQ: Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.
• ISO 37001: Sistema de Gestão Antissuborno e Anticorrupção.
• SA8000: norma internacional de avaliação da responsabilidade social).
Serviços diferenciados
A Ícaro tem como diferenciais agilidade, alcance, organização e flexibilidade. Seus serviços integram os sistemas rodoviário e aéreo, proporcionando mais agilidade para as regiões mais remotas. No aéreo, são atendidos mais de 100 aeroportos em todo o Brasil. Na atuação no e-Commerce facilita as vendas on-line e otimiza custos de frete e de distribuição.
Novos desafios
Para 2018, o desafio da Ícaro é continuar à frente. Além de fortalecer o trabalho das filiais e de representantes, parte deles ingressarão num processo de transição para serem incorporados como filiais.