Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Pesquisadores avaliam mobilidade
Notícia26/10/17
Pesquisadores avaliam mobilidade
Especialistas da Alemanha estiveram em Joinville, de 23 de outubro a 1º de novembro, para o início do Mobility City Lab. A ação torna o município um laboratório urbano de estudos temáticos inerentes à cidade, sendo a mobilidade o foco escolhido.
Integraram a equipe de pesquisadores: Jens Giersdorf e Ester Linner (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammernarbeit/GIZ – agência alemã de cooperação internacional), Marielisa Padilla e Vladyslav Latypov (University of Stuttgart), além de Thomas Ernest (Sociedade Fraunhofer para a Promoção da Pesquisa Aplicada).
Eles realizaram encontros com lideranças do município, coordenados pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud). Um deles foi com o presidente do Setracajo, Wilson Steingräber Junior, no Palacete Niemeyer, no dia 25 de outubro, conduzido por Marielisa Padilla.
O presidente observou que os transportadoras têm limitação geográfica de localização por ficarem instalados próximos das rodovias, além de terem de atender horários específicos de acesso. “Tirar um veículo de 30 toneladas do tráfego pode trazer 30 veículos de uma tonelada para a mesma área, e limitar o horário de carga e descarga apenas durante a noite implica em impacto na vizinhança”, opinou.
De acordo com Wilson, uma das proposta dos pesquisadores internacionais é concentrar os locais de coleta e entrega no centro da cidade, usando as estruturas ociosas de shopping, por exemplo. Outra sugestão é que as coletas e entregas sejam feitas com veículos elétricos, inclusive bicicletas. “O Setracajo foi colocado à disposição para discutir o assunto”, conta.
Ajuda para planejamento inteligente
O City Lab trabalha com determinadas cidades para a análise de desafios em planejamento urbano sustentável e inteligente. “Já é positivo sabermos sobre os muitos planos que existem aqui sobre mobilidade. Nós vamos trazer tecnologias que se adaptem à realidade local, alinhadas com o que tem mais sentido para a cidade e para a população, com a possibilidade de se tornarem uma referência”, declarou Marielisa.
Os especialistas já estiveram em Joinville, no dia 11 de setembro, quando foram recebidos pelo prefeito Udo Döhler para a assinatura da parceria. Agora, retornaram para estudar a dinâmica urbana da cidade e, em conjunto com os técnicos locais, construir projetos de mobilidade urbana e sustentável, focada na eficiência energética do transporte. O projeto envolverá preparação, pesquisa e análise de dados, avaliação no local e, por fim, os resultados.
CONFIRA O RESUMO DE 10 PROJETOS SUGERIDOS
Pesquisa científica internacional e desenvolvimento
O GIZ foi fundado em 1975, por Erhard Eppler, cujo principal acionista é o governo federal alemão. É especializado em projetos de cooperação técnicos e de desenvolvimento sustentável em escala mundial.A Sociedade Fraunhofer é uma organização alemã de pesquisa, que conta com 69 institutos espalhados por toda a Alemanha. Cada um deles tendo seu foco em um campo diferente da ciência aplicada. Emprega mais de 24.500 pessoas, principalmente cientistas e engenheiros.
O Mobility City Lab já foi aplicado em Lisboa (Portugal), Berlin (Alemanha), Chemnitz (Alemanha), Praga (República Checa) e Tbilisi (Geórgia).