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Notícia07/06/22
Relatório mensal do INCTF e o INCTL
O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.
O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.
INCT-F DECOPE/NTC DE MAIO/21 A MAIO/22
A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do (INCTF1 DECOPE/NTC) foi de 3,80% no mês de abril e acumula nos últimos doze meses 20,84% (vinte virgula oitenta e quatro por cento), entre junho de 2021 e maio de 2022 (maio de 2022*/- sobre maio de 2021 ou ainda, nos últimos doze meses).
O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos, pedágios e margem de lucro.
INCTL – DECOPE/NTC DE MAIO/21 A MAIO/22
O INCTL2 reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.
A sua variação média foi de 30,53% (trinta e vírgula cinquenta e três por cento) de junho de 2021 a maio de 2022 (maio de 2022 sobre maio de 2021, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando 3,49%.
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBÚSTÍVEIS
O preço por litro do óleo diesel S-10, registrou variação de 4,54% no mês de maio/22, quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 7,0470 p/litro. No período de 12 meses (mai-21 contra mai-22), a variação acumulada é de 55,05%, resultado, principalmente ditado pela nova regra política da Petrobrás, a partir de setembro de 2015.
O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes não registrou variação em relação ao mês de abril/22. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (23,76%).
O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação acumulada de 54,28% nos 12 meses. No mês de maio o óleo foi comercializado a R$ 6,9180 p/litro, contra R$ 4,484 p/litro no mesmo período do ano anterior. A variação mensal foi de 4,66% no mês de maio/22 em relação a abril/22.
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA
No mês, o veículo de transferência registrou variação de (0,84%) e o veículo distribuição urbana variação de 0,44%, já o implemento de transferência e o de distribuição não registrou variação.
Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na operação de transferência foram: veículo 31,52%, carroceria baú 27,33%, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de 14,73%, recapagem 15,31%, rodoar 7,38%, lavagem com 7,60%, salário do motorista3 9,88% e seguro do casco 31,09%.
Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação de 32,55%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 27,98%, pneu 215/75 – R 17,5 com 9,67%, recapagem com 15,31%, lavagem com 7,60%, seguros do casco e contra terceiros com 32,01%, salário de motorista 9,81% e salário de ajudante 9,73%.
DESPESAS ADMINISTRATIVAS
As despesas administrativas de uma forma geral tiveram variação de 6,58% em maio de 2022, quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os salários, variaram 0,97%.
Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 9,53%, agravado principalmente, pelo reajuste do IPTU para 2022. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto salários, foi de 10,67%.
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO
Considerando o mês de maio/22 contra abril/22, as despesas administrativas registraram variação de 3,12%, despesas administrativas (exceto salários) 0,68%, cavalo mecânico 3,47%, pneus (1,34%), seguros 2,96%.
ANÁLISE DE 12 MESES
Nos 12 meses (mai/22 contra mai/21), o cavalo mecânico teve variação de 29,0%, semirreboque 37,77%, seguros 30,06%, salários do DAT – 9,95%, óleo cárter 20,80%, óleo câmbio 20,01%, recapagem com 15,31%, rodoar 7,38%, lavagem 7,60% e 14,89% pneus – 295/80 R22.
INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG
A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área, clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.
O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br.
1 É livre a reprodução total ou parcial desta nota em qualquer meio de comunicação, desde que não sejam omitidos ou alterados aspectos essenciais à compreensão da mesma e desde que seja citada a fonte como segue: DECOPE/NTC&LOGÍSTICA – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas/Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.
2 Este custo inclui custo peso, GRIS, custo valor para mercadorias de baixo valor (R$ 6.387,80 TON.) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro e pedágios. Franquia de 6 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$ 159,81 p/hora útil parada, ou R$ 6,39 por tonelada por hora útil.
3 Devido ao fechamento do Acordo de Convenção Coletiva dos trabalhadores em transporte rodoviário de carga – São Paulo, base do SETCESP em maio/22, acordaram o índice de 12,47% para o reajuste dos salários de motoristas e outras categorias profissionais, sendo 10% em maio/22 e 2,47% em outubro/22, ambos aplicados sobre o salário de abril/22.