Notícias

Setracajo   >   Notícias e Eventos   >   RELATÓRIO MENSAL DO INCTF E O INCTL  
Notícia

12/09/23

RELATÓRIO MENSAL DO INCTF E O INCTL  

O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da  NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte  rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices  de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos  de Transporte de Carga Lotação, o INCTL. 

O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte  rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade,  publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e  Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de  atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.  

INCT-F DECOPE/NTC DE AGOSTO/22 A AGOSTO/23 

A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do (INCTF1 DECOPE/NTC) foi de  1,69% no mês de agosto e acumula nos últimos doze meses 1,86% (um virgula oitenta e seis por  cento), entre setembro de 2022 e agosto de 2023 (agosto de 2023*/- sobre agosto de 2022 ou ainda,  nos últimos doze meses). 

O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e  distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos,  pedágios e margem de lucro. 

INCTL – DECOPE/NTC DE AGOSTO/22 A AGOSTO/23 

O INCTL2reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou  seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a  administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF,  também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração. A sua variação média foi de 3,51% (três vírgula cinquenta e um por cento) de setembro de 2022 a  agosto de 2023 (agosto de 2023 sobre agosto de 2022, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês  variando 3,71%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS 

O preço por litro do óleo diesel S-10, teve uma notável variação de 23,09% no mês de agosto/23,  quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 6,130 p/litro. No período de 12  meses (ago-22 contra ago-23), a variação acumulada é de (12,55%), resultado, principalmente ditado  pela nova regra política da Petrobrás. 

O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes não registrou variação no mês. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (23,76%)

O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação negativa acumulada em (12,99%) nos 12 meses. No mês de agosto o óleo foi comercializado a R$ 6,030 p/litro, contra R$ 6,930 p/litro no mesmo período do ano anterior, já a variação mensal teve uma exponente variação de 22,56%

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA 

No mês, o veículo de transferência registrou uma variação de (0,09%) e o veículo distribuição urbana  uma variação de (0,15%), já os implementos de transferência e de distribuição não registrou variação. 

O veículo de transferência Atego 2426 6×2 EURO 5, foi substituído por Atego 2429 6×2 2p EURO 6 em  junho/23, e do mesmo modo o veículo de distribuição Accelo 815 2p EURO 5, foi substituído por  Accelo 817 2p EURO 6

Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na  operação de transferência foram: veículo 23,43%, carroceria baú 0,0%, pneu – 275/80 R 22,5 com  variação de (3,46%), recapagem 15,44%, lavagem com 9,56%, salário do motorista3 5,83% e seguro  do casco 19,76%

Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação  de 25,50%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 0,0%, pneu 215/75 – R 17,5 com (1,64%), recapagem com 15,34%, lavagem com 9,56%, seguros do casco e contra terceiros com 23,55%, salário de motorista 5,83% e salário de ajudante 5,83%

DESPESAS ADMINISTRATIVAS As despesas administrativas de uma forma geral tiveram variação de (0,03%) em agosto de 2023,  quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os  salários, variaram (0,09%).

Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 5,88%, agravado principalmente,  pelo reajuste do IPTU para 2023. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto  salários, foi de 1,27%

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO 

Considerando a variação mensal, as despesas administrativas registraram variação de (0,23%),  despesas administrativas (exceto salários) (0,33%), cavalo mecânico4 1,46%, pneus 1,86%, seguros 1,26%, lavagem 0,0%, semirreboque baú de alumínio 0,0%

ANÁLISE DE 12 MESES  

Nos 12 meses (ago/23 contra ago/22), o cavalo mecânico teve variação de 26,46%, semirreboque  19,99%, seguros 25,48%, salários do DAT – 8,42%, óleo cárter (2,98%), óleo câmbio (2,87%),  recapagem com 14,40%, rodoar 8,32%, lavagem 9,56% e (5,83%) pneus – 295/80 R22. 

INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG 

A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice  Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte  Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da  NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área,  clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.  

O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das  empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone  (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br. 

São Paulo, 31 de agosto de 2023. 

DECOPE/NTC&LOGÍSTICA  4 Cavalo mecânico G-410 A 4×2 2p (Euro 5) foi substituído por G-420 A 4×2 2p (Euro 6) em junho/23.

Fonte: Portal NTC

Autor: Setracajo




Ver Mais Notícias

Seja você também
um associado



Quero me Associar

Setracajo © 2021 Desenvolvido por agentecria.com

Facebook Setracajo Facebook Setracajo Linkedin Setracajo