Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Rio Negrinho sedia a primeira reunião da gestão 2024/2026 da Fetrancesc
Notícia22/08/24
Rio Negrinho sedia a primeira reunião da gestão 2024/2026 da Fetrancesc
A primeira reunião da Diretoria e do Conselho de Representantes da Fetrancesc para a gestão 2024/2026 reuniu cerca de 50 pessoas na tarde desta terça-feira, 20, em Rio Negrinho, no Norte do Estado. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores do município.
O presidente Dagnor Schneider abriu os trabalhos falando sobre a importância do engajamento dos empresários do Transporte Rodoviário de Cargas junto aos sindicatos e à federação para a defesa das pautas do setor. “Não fazemos nada sozinhos. Precisamos do envolvimento de todos”, afirmou.
Ao longo da reunião, foram apresentadas as principais ações da Fetrancesc no último mês, como agendas realizadas com entes públicos, parcerias institucionais, melhorias dos sistemas de informação internos e o acompanhamento de projetos de lei e temas jurídicos de interesse do TRC.
A coordenadora do Programa Despoluir, Camila Vaz, falou que a iniciativa ganhou uma nova frota de veículos para o atendimento a empresas do setor. “Houve a renovação dos veículos usados pelas equipes do Despoluir em todo país. Santa Catarina está com quatro novos veículos para o trabalho em campo”, afirmou Camila.
Os novos carros são usados nas avaliações veiculares ambientais das transportadoras e dos caminhoneiros autônomos, conferindo e incentivando os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis.
Pneus
O diretor-executivo Renato Macedo falou sobre o impacto negativo de um possível aumento da taxa de importação de pneus de 16% para 35%. “Para os empresário do TRC, é um desastre. E o prejuízo recai também sobre a população. Mandamos ofícios para Brasília mostrando o impacto desse reajuste. Consequentemente, haverá o aumento do custo do pneu na prateleira, do frete e da inflação”, explicou.
Ajuda RS
A Fetrancesc ainda apresentou um balanço das ações mais recentes voltadas a ajudar o Rio Grande do Sul, que ainda se recupera das enchentes. A federação firmou parceria com o sindicato dos ceramistas de Tijucas. “Os ceramistas disponibilizaram os tijolos e nós nos responsabilizamos pelo frete. Já levamos 139 mil tijolos para o estado gaúcho, o suficiente para construir 43 casas”, disse.
A próxima reunião presencial da Diretoria acontecerá em outubro, em Blumenau.