Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Sai edital para a instalação de áreas de escape na Serra Dona Francisca, na SC-418
Notícia26/06/24
Sai edital para a instalação de áreas de escape na Serra Dona Francisca, na SC-418
Nesta terça-feira, 25, o Governo de Santa Catarina publicou o edital de licitação para a construção das áreas de escape na Serra Dona Francisca (SC-418). Estão previstas quatro áreas de escape, mas a primeira licitação será para duas.
O edital busca contratar uma empresa de engenharia especializada na execução desse tipo de obra, que será realizada numa extensão de 2,025 km, do segmento km 15,375 a km 17,400.
O critério para determinar o vencedor será o menor preço. As propostas poderão ser enviadas até 31 de julho, às 14h15. Para acessar o edital, basta entrar no site https://www.portaldecompras.sc.gov.br/ e digitar CE 0105/2024.
Acidente na Serra Dona Francisca
Em fevereiro deste ano, o Secretário de Estado de Infraestrutura, Jerry Comper, junto com a equipe técnica, divulgou os projetos de duas áreas de escape na Serra Dona Francisca (SC-418). Uma delas será construída no quilômetro 15,7, local onde um caminhão com carga de ácido sulfônico sofreu um acidente na segunda-feira, 29 de janeiro.
O projeto, elaborado de forma emergencial, prevê quatro áreas de escape, mas apenas duas serão priorizadas. Na época, Jerry argumentou que essa medida deixa o processo licitatório mais rápido.
A primeira área de escape deve ser construída no quilômetro 15,7 da Serra Dona Francisca, próximo ao Mirante. Foi neste local que o caminhão, carregado de ácido sulfônico, sofreu um acidente e gerou uma crise em Joinville. A prefeitura chegou a decretar emergência, e a Estação de Tratamento de Água do Cubatão paralisou a captação.
A segunda área de escape deve ser construída no quilômetro 17. Conforme o engenheiro responsável pelo projeto, as áreas de escape da Serra Dona Francisca terão elevação, para funcionarem como rampas de contenção.
O material utilizado na área será seixo, similar às pedras de rio, conforme divulgado na época. A primeira área, perto do mirante, deve ter 120 metros e a outra 140 metros.