Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Segmento logístico começa a investir em veículos elétricos
Notícia06/07/21
Segmento logístico começa a investir em veículos elétricos
Há alguns anos presentes no mercado brasileiro, os veículos elétricos vêm ganhando espaço na preferência dos consumidores e batendo sucessivos recordes de vendas. Prova disso é que no primeiro quadrimestre do ano foram emplacados 7.290 veículos eletrificados, representando um aumento de 29,4% sobre o mesmo período de 2020, conforme dados da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos.
Estes dados são em relação à veículos leves e frota comercial leve. Em relação à frota de ônibus e caminhões, embora o investimento ainda seja considerado alto para empresas do setor, começam a ocorrer movimentos do segmento logístico para aquisição de veículos elétricos, visto que o custo operacional total pode reduzir à menos da metade.
Exemplo dessa tendência, a Rodalog Soluções Logísticas, empresa catarinense presente em mais de 20 cidades no sul do Brasil, começou neste mês a realizar rotas de distribuição urbana com seu primeiro veículo 100% elétrico na operação do seu cliente Mercado Livre em Joinville/SC, cidade sede da matriz da empresa de logística.
De acordo com Rodrigo Lentino, Coordenador Corporativo de Frota da Rodalog, “a empresa está aderindo a essas tecnologias para atender o mercado rodoviário, olhando pelo aspecto socioambiental e custo-benefício nas operações. Enquanto um veículo mecânico realiza a operação a um custo de combustível diário de R$ 115,00
reais, o veículo elétrico realiza a mesma autonomia a um custo de R$ 22,44 reais, cerca de 80% a menos”.
Além da economia, o veículo 100% elétrico não gera impacto ao meio ambiente por não emitir gás carbono (CO²) durante o seu uso. Este fator torna ainda mais interessante o investimento na tecnologia, uma vez que a sustentabilidade vem ganhando espaço e se tornando um valor cada vez mais relevante para as empresas.
Para Stefan Bogo, Diretor da Rodalog, “pela natureza da atividade logística, é imprescindível que nosso impacto ao meio ambiente seja constantemente reavaliado e nosso propósito a médio e longo prazo seja o de redução na emissão de CO² através da aquisição dos veículos elétricos, ou em outras ações socioambientais, como a compensação através do replantio de árvores”.
A empresa tem prevista ainda para este semestre a chegada de outros veículos elétricos, entre eles o primeiro caminhão 100% elétrico da frota e um veículo de carga leve, que está sendo transformado passando de motor a combustão para 100% elétrico, numa parceria inédita com a jaraguaense WEG. Fonte: ABVE
Sobre a Rodalog
A RODALOG SOLUÇÕES LOGÍSTICAS nasceu em 2010, dentro de um grupo de empresas que atuam no transporte urbano de passageiros, intermunicipal e de fretamento há mais de 40 anos, o que garantiu os alicerces e experiência na prestação de serviços.
Hoje, atua de forma independente no segmento logístico, oferecendo soluções de abastecimento, transferência, distribuição urbana e apoio logístico, tendo em sua carteira de clientes empresas como Ambev, Mercado Livre, Pepsico e Unilever.