Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > SEST-SENAT soma 100 mil atendimentos na ação Herói Caminhoneiro
Notícia06/04/20
SEST-SENAT soma 100 mil atendimentos na ação Herói Caminhoneiro
O SEST-SENAT divulgou o balanço de ações, em nível nacional, na ação Herói Caminhoneiro, durante a pandemia do coronavírus. Até o final da tarde de 3 de abril, sexta-feira, o acumulado era de 98.975, sendo que o número de atendimentos ultrapassava 100 mil pessoas. Em Santa Catarina, foram 5.800 atendimentos, sendo 1770 apenas no dia 3.
No dia 3, os caminhoneiros que passaram pelo posto da Balança, em Garuva, receberam kit de higiene, lanche e orientação de saúde da equipe. A ação de valorização aos profissionais do Transporte Rodoviário de Cargas foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e Arteris Litoral Sul, com apoio do Setracajo.
A ação continua, inicialmente até o dia 9 de abril, na Balança da ANTT, em Itapema, na Unidade do SEST SENAT Itajaí, no Posto SIM. Ainda esta semana está prevista ação no Posto Sinuelo, sentido Norte.
Trabalho incansável
“Não é possível precisar quantitativo de motoristas de Santa Catarina, mas, até o momento, não faltou kit higiene e alimentação em nenhum dos 10 pontos de atendimento no Estado, e seguiremos até quinta (9/4) com ações”, diz o
Supervisor do Conselho Regional de Santa Catarina do Sest Senat, Maurus Fiedler.
Ele conta que as equipes tem trabalhado incansavelmente para manter os atendimentos e as dificuldades como, aquisição de máscaras, luvas, kits alimentação, por conta do fechamento dos estabelecimentos e limitação de quantidade por entidade. “Os obstáculos vem sendo vencidos e todos os funcionários que estão nas ações são orientados à sua própria proteção, não tendo ocorrido nenhuma baixa em Santa Catarina”, relata.
É feito um agradecimento especial pelo apoio das empresas com a doação de itens dos kits, oferta de marmitas, transporte até os pontos e muitas outras demonstrações de altruísmo e bondade.
A partir desta segunda-feira, 6 de abril, serão distribuídos, gratuitamente, nos pontos de atendimento de Santa Catarina, mais 6.576 frascos de álcool gel recebidos em doação diretamente aos motoristas.
Até o momento, o SEST SENAT garantiu todos os atendimentos em urgência e emergência. Com o fim do período do Decreto 535 do governo estadual, haverá retomada gradativa dos atendimentos nas Unidades Operacionais, também respeitando as regras da Organização Mundial de Saúde de combate e prevenção a proliferação e convivência social.
Por exemplo, haverá rodízio de trabalhadores em seus postos de trabalho, funcionários do grupo de risco não desempenharão suas atividades, será limitada a oferta dos serviços de saúde em 50% da capacidade de atendimento nas especialidades de maior concentração de pacientes, delimitação de distância entre os pacientes e os cursos presencias seguem suspensos com a opção da plataforma EAD disponível gratuitamente para os funcionários.
Redução de recursos
Pede-se a compreensão caso haja demora na regularização dos horários perdidos pelos seus funcionários. Medidas administrativas de redução de gastos em enfrentamento ao corte de recursos do Sistema S estão em curso.
“Serão anunciadas nos próximos dias com o firme propósito de manter os postos de trabalho para não haver demissões, pois na retomada das atividades do país precisaremos desta mão de obra já qualificada”, acrescenta Maurus.