Notícias

Setracajo   >   Notícias e Eventos   >   Setracajo e empresas associadas apoiam o Proerd
Notícia

29/06/22

Setracajo e empresas associadas apoiam o Proerd

O Setracajo e 11 empresas associadas estão apoiando o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família.

O apoio se dá na aquisição de mascotes do Leão Daren, confeccionado em pelúcia. Por representar um animal forte, trata-se de um símbolo de proteção contra as drogas. As parcerias são tentativas de aumentar o sentimento de inclusão das crianças participantes e proporcionar, com a entrega da mascote, reconhecimento simbólico aos que se destacarem no programa.

A TMC Transporte foi a primeira a aderir, ao receber o pedido de adquirir 150 mascotes. O sócio-diretor da TMC e integrante da diretoria do Setracajo, Silvio Schroeder, compartilhou a ideia e ganhou o apoio da diretoria do Setracajo, além de outras 11 empresas associadas. Outras empresas,porém,também estão convidadas a aderir.

O objetivo do Proerd é capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. O programa atende crianças do 5º ano do ensino fundamental, na faixa etária de 9 a 11 anos. Além de informações relativas à prevenção do uso de drogas, aborda assuntos como riscos e consequências, pressão de colegas, comunicação, empatia e bullying.

 

Mascotes entregues

No dia 24 de junho, a TMC fez o repasse dos 60 primeiros mascotes de pelúcia para a Policia Militar, à Tenente Danice Berté e ao Sargento Charles Adriano Fernandes. A entrega foi realizada pelos diretores da TMC Transporte Silvio Schroeder e Tarcisio Medeiros, e pelo coordenador comercial Adailton Ramos.

“Em julho, serão entregues as outras 90 mascotes, podendo aumentar essa quantidade, para que mais crianças e adolescentes sejam contemplados”, comenta Silvio Schroeder.

Apoiadores do Proerd

  • SETRACAJO SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGAS E DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS DE JOINVILLE
  • TMC TRANSPORTE MULTIMODAL DE CARGAS LTDA
  • TRANSGOBBI TRANSPORTES RODOV. LTDA
  • TRANSVILLE TRANSPORTES E SERVIÇOS LTDA
  • COOPERCARGO COOP. DE TRANSPORTES DE JOINVILLE
  • RODALOG LOG. E TRANSPORTE LTDA
  • SERAFIM TRANSPORTES & LOGISTICA LTDA
  • TRANSJOI TRANSPORTES LTDA
  • TRANSLIGUE TRANSP. E SERVIÇOS LTDA
  • TRANSPORTES CRUZADO LTDA
  • TRANSPORTES E SERVIÇOS SUPER JÁ LTDA
  • WILSON STEINGRABER TRANSPORTES LTDA

 

Benefícios no desenvolvimento do programa

O Proerd possibilita à Escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º: A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. São observados os seguintes benefícios com o desenvolvimento do Proerd:

  1. a) “Humanização”à ação policial militar, momento em que os jovens se referem aos Aplicadores da Lei de forma pessoal.
  2. b) Permite aos estudantes enxergarem os policiais como servidores, não apenas como Aplicadores da Lei.
  3. c) Estabelece uma linha de comunicação entre os Aplicadores da Lei e a Juventude.
  4. d) Os policiais servem como vetores de informações qualificadas e de políticas públicas de prevenção ao consumo de drogas.
  5. e) O Proerd abre um diálogo permanente entre a Escola, a Polícia e a Família, para discussão do fenômeno “drogas”.

 

17º  Batalhão de Polícia Militar de Joinville

O 17º Batalhão de Polícia Militar de Joinville é responsável pelo policiamento da Zona Sul de Joinville, uma área que compreende 18 bairros. Nesse contexto, sete instrutores são responsáveis pelo atendimento de cerca de 45 escolas, atingindo, aproximadamente, 3200 alunos.

O governo do estado apoia com apostilas e camisetas. Mas as formaturas são realizadas pelas escolas, muitas vezes carentes de recursos e, em muitos casos, pelos próprios instrutores que atendem escolas da rede estadual.

O programa alerta sobre as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas, pontuando sobre os riscos decorrentes da dependência química e orientando as crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas. São bases do Proerd:

  1. b) Fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes a valorizarem a vida, mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência.
  2. c) Sensibilizar as crianças e adolescentes para valores morais e éticos, possibilitando a visualização, bem como proporcionar a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz.
  3. d) Disponibilizar aos pais e/ou responsáveis ferramentas para que, quando questionados sobre os efeitos negativos das drogas, possam atender às expectativas, bem como mostrar a importância do fortalecimento da estrutura familiar.
  4. e) Prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas.
  5. f) Disponibilizar aos Policiais Militares técnicas pedagógicas adequadas para aplicação do programa para crianças, adolescentes e para pais e/ou responsáveis.
  6. g) Ensinar e aprofundar os conhecimentos dos Policiais Militares quanto às drogas lícitas e ilícitas, questões legais sobre o tema e como proceder quando da constatação de alguma forma delituosa dentro e nos arredores do ambiente escolar.
  7. h) Aproximar a Polícia Militar da comunidade escolar, e por consequência da comunidade em geral, proporcionando um clima de parceria e confiança, gerando informações e tornando possível um melhor atendimento aos anseios sociais, bem como mostrar a importância do papel social da corporação.

Fonte: PROERD

 

Autor: Setracajo




Ver Mais Notícias

Seja você também
um associado



Quero me Associar

Setracajo © 2021 Desenvolvido por agentecria.com

Facebook Setracajo Facebook Setracajo Linkedin Setracajo