Notícias

Setracajo   >   Notícias e Eventos   >   Setracajo participa de Conselho das Entidades na discussão da duplicação da BR-280
Notícia

10/12/24

Setracajo participa de Conselho das Entidades na discussão da duplicação da BR-280

O presidente do Setracajo, Jácomo João Isoton Neto, também um dos vice-presidentes da Acij, integrou o Conselho das Entidades Empresariais de Joinville – formado por ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL – que se reuniu para debater os desafios enfrentados no trecho de 36 km da BR-280, que conecta a BR-101 ao Porto de São Francisco do Sul. O encontro ocorreu no dia dia 2 de dezembro.

Representantes dos municípios afetados pela duplicação e deputados estaduais participaram da agenda realizada na sede da ACIJ. As entidades alertam que o atraso nas obras é um dos principais gargalos logísticos de Santa Catarina.

Enquanto o trecho de Araquari ao porto está parado, os outros dois lotes estão em fase avançada de conclusão com previsão de término para o fim de 2025:

Trecho 2.1 (BR-101 a Guaramirim): em uma área de 14 quilômetros, mais da metade já está liberada para o tráfego;
Trecho 2.2(contorno de Jaraguá do Sul): são quase 24 quilômetros de pista num investimento de R$ 1 bilhão; dois terços estão concluídos.
Segundo Marcelo Campos, executivo de logística da ArcelorMittal, com 23 anos de experiência no setor, o trecho que conecta a BR-101 ao Porto de São Francisco do Sul já atingiu um nível crítico. “Estamos vivendo um colapso estrutural”, afirmou. Dados reforçam essa percepção: 16% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina depende dessa região.

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) destacou a gravidade da situação. Na escala de desempenho HSM, que avalia as rodovias com notas de A (muito bom) a F (péssimo), o trecho da BR-280 recebeu nota F. Em comparação, a BR-101 Norte obteve classificações entre C e D, evidenciando a precariedade da infraestrutura no acesso ao porto.

O impacto vai além do trânsito: no trecho de 36 km estão localizadas 82 empresas, 275 comércios, 338 residências, 127 vias de acesso e 5 loteamentos.

A reunião destacou a necessidade de ações imediatas para destravar o processo e minimizar os impactos econômicos e sociais. As entidades prometem buscar apoio de lideranças estaduais e federais para acelerar a duplicação, considerada vital para o desenvolvimento da região e do Estado.

Fonte: Acij

Saiba mais assistindo aqui: (LINK PARA
https://globoplay.globo.com/v/13151174/)

Autor: Setracajo




Ver Mais Notícias

Seja você também
um associado



Quero me Associar

Setracajo © 2021 Desenvolvido por agentecria.com

Facebook Setracajo Facebook Setracajo Linkedin Setracajo