Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > Testes de opacidade gratuitos pelo Programa Despoluir
Notícia03/08/21
Testes de opacidade gratuitos pelo Programa Despoluir
Por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT, o SETCESP, em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), disponibiliza gratuitamente para seus associados o agendamento e realização do teste de opacidade.
Empresas associadas ao Setracajo também podem agendar o teste. Em Santa Catarina, o projeto é orientado pela coordenadora, Camila Vaz, e colocado em prática por quatro técnicos divididos pelo Estado: Sérgio Machado (de Itajaí até o Extremo Sul e a região do Planalto); Fábio Costa (entre Blumenau e o Extremo Norte); Roberto Marcanzoni Junior (nas regiões próximas à Concórdia, Videira, Xanxerê, Caçador e Três Barras); e Rafael Walter (na região Oeste).
Contato dos técnicos conforme a região:
Aferição da Opacidade
Após o agendamento, um técnico é direcionado até a empresa para que a opacidade seja aferida. A atividade dos técnicos consiste em aferir as fumaças emitidas pelos veículos do transporte de cargas e aprová-los ou não, conforme critérios de preservação ambiental. Eles conduzem unidades móveis equipadas com opacímetro e computador. Deste modo, a quantidade de fumaça emitida por metro e sua tonalidade, calculada de acordo com seu percentual de enegrecimento, será avaliada.
A aferição verifica o índice de poluentes que o veículo emite ao meio ambiente, que, ao ser aprovado, recebe o certificado do Despoluir com validade de 1 ano, indicando que está de acordo com as normas ambientais. Já se for reprovado, o proprietário é orientado a providenciar a manutenção, além de submetê-lo a nova avaliação.
A realização do teste de opacidade nos veículos de carga reduz danos ao meio ambiente, já que colabora com a diminuição da poluição e melhoria da qualidade do ar em grandes centros urbanos. A emissão de fumaça preta em excesso pode ser um detector de vazamento de combustível ou de falhas no funcionamento do veículo, atuando como uma prevenção mecânica e evitando que o veículo permaneça parado. Com informações do Portal NTC e Fetrancesc