Notícias
Setracajo > Notícias e Eventos > “Viagem da Gratidão” chega a Joinville
Notícia09/01/25
“Viagem da Gratidão” chega a Joinville
Chegou a Joinville na quarta-feira (8/1) Marcelo Maranata, prefeito de Guaíba, cidade gaúcha. Ele realizou a ‘Viagem da Gratidão’, um percurso de aproximadamente 700 km de bicicleta para agradecer o apoio recebido dos joinvilenses após a chuva que assolou o Rio Grande do Sul no ano passado.
O segmento do Transporte de Cargas de Joinville e o Setracajo participaram fortemente, principalmente para viabilizar o envio das doações, em mais de 60 carretas ao Rio Grande do Sul. “Parabéns a todos transportadores que se envolveram de alguma forma nessa digna missão. Este agradecimento simboliza o significado desta atitude”, comenta o presidente do Setracajo, Jácomo João Isotton Neto.
A Prefeitura de Joinville organizou uma recepção especial para a chegada de Maranata. O prefeito de Guaíba foi recebido por ciclistas no Pórtico da rua XV de Novembro. A ação contou com apoio do Movimento Pedala Joinville; do Canal Aventuras na Bike; do Instituto Bike, Ação e Cultura; e da Carmaq.

O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin receberam Marcelo Maranata para uma reunião na Prefeitura de Joinville, pqra tratar dos próximos passos para que seja formalizada a condição de irmandade, prevendo a colaboração mútua entre as duas cidades.



Às 16 horas, na Onda Dura (Rua Aubé, 895 – Boa Vista), que atuou como ponto de recolhimento de doações, será realizado um evento de agradecimento aos voluntários que ajudaram em todo o processo de arrecadação e destinação de donativos, além das equipes da Prefeitura de Joinville e do Corpo de Bombeiros que atuaram na recuperação da cidade gaúcha.
No período entre abril e maio de 2024, diversas cidades catarinenses, solidárias à tragédia do Estado vizinho, adotaram de forma simbólica municípios gaúchos para direcionar seus donativos e ações sociais. Foi neste contexto que Joinville adotou a cidade de Guaíba.
Guaíba fica na região metropolitana de Porto Alegre e foi uma das cidades mais atingidas pela chuva que assolou o Rio Grande do Sul em 2024. A cidade tem 98 mil habitantes e se destaca pela beleza natural, pela rica história e pela importância econômica.

“Ajudar quem você conhece é uma coisa, quem voce ama. Mas vocês não conheciam a gente. Não perguntaram religião, se era de A ou B, de esquerda ou de direita. A gente se emociona e se sente irmão. Isso é ser brasileiro”, disse Maranata.
*Imagens reprodução Redes sociais